Brincar e integração sensorial nos primeiros anos
Descrição:
O brincar, como ocupação central da vida da criança, é extremamente importante, não só para o próprio desenvolvimento da criança, como para a evolução da sociedade em que ela se insere.
As crianças aprendem a andar, a falar, a comunicar, a autorregular-se, a partilhar e a resolver problemas enquanto experimentam brincadeiras com os outros e com o meio.
Ao brincar, recebem informação do corpo e do ambiente circundante através dos seus sistemas sensoriais. Esses sistemas sensoriais, movimentos, pensamentos, emoções e comportamentos são controlados pelo cérebro, que processa continuamente as inúmeras sensações recebidas a cada instante.
Acredita-se que o brincar e a integração sensorial evoluem de forma totalmente interdependente.
Assim, destacam-se neste livro:
- a análise da complexidade do brincar enquanto ocupação principal na vida da criança;
- a evolução do brincar na prática da terapia ocupacional;
- os modelos de intervenção na ocupação do brincar;
- as neurociências e a integração sensorial de Ayres;
e
- discute-se a necessidade de um raciocínio clínico que considere a relação entre a avaliação e intervenção na ocupação do brincar, e a utilização da abordagem de Integração Sensorial de Ayres como um meio para desenvolver o brincar.
Ficha técnica
ISBN: 978-989-8214-87-4
Autoria: Paula Serrano
Ilustração: - - -
Formato: 17 x 24 cm (capa mole)
Páginas: 240 páginas a p/b
Ano de edição: Março 2024