«COMPENDIUM DE TERAPIA DA FALA»: Com comercialização exclusiva pela Papa-Letras, a partir de 20/10/2023, de acordo com as indicações da SPTF e condições indicadas no separador «Área da Terapia da Fala».

Lucas e o autismo

Lucas e o autismo

Descrição:

Conta-nos a autora:
Sou mãe de um menino com autismo e escrevi um livro que conta a sua história.
Esta é contada na primeira pessoa, pelo Lucas, que diariamente ultrapassa desafios.
É passada uma mensagem de que, com tempo e ajuda, o Lucas poderá adquirir aprendizagens que até aqui não conseguiu.

O livro foi escrito pela mãe, Rita Matias, com o apoio do terapeuta da fala, João Canossa Dias. Tem como objetivo prevenir situações de bullying, discriminação e preconceito, e desmitificar o autismo.

Numa parceria com a Status – Escola Profissional da Lousã, o projeto ganhou asas e foi adaptado para se tornar o mais acessível possível. 
Alunos de Multimédia foram responsáveis pela criação da realidade aumentada, interatividade, animações, site, ebook, paginação e ilustração do livro.
A história está ainda traduzida em Língua Gestual Portuguesa. 
Tudo isto está acessível através de um QR CODE que se encontra nas últimas páginas do livro, com acesso à história em vídeo.
Este projeto foi apoiado pela C. M. da Lousã, ARCIL e STATUS, envolvendo a comunidade, com apresentações nas escolas do Agrupamento da Lousã.
«Lucas e o autismo» pretende promover a inclusão e o respeito pela diversidade.

 

0.00€

Ficha técnica

ISBN: 978-989-33-3000-5

Autoria: Rita Matias

Ilustração: Inês Cardoso

Formato: 20,5 x 20,5 cm (capa dura)

Páginas: 44 págs a cores

Ano de edição: 1ª ed. Mar. 2022


Prefácio

Ao ler o Lucas, lembrei-me da minha própria infância, com diferenças.
Isto porque todos os autistas são diferentes.

Em criança, mexia na orelha constantemente, uma estereotipia que me ajudava a gerir a ansiedade e stress, a regular o meu corpo e a “expelir” aquela energia chata que me percorria o corpo e que, se não a afastasse de mim, tinha uma crise.

Falei muito cedo, mas copiava, imitava e treinava a fala e, portanto, falava de uma forma muito formal. Tinha mutismo seletivo, o que fazia com que eu não conseguisse falar com pessoas com quem eu não me sentia à vontade. Parecia que de repente a ansiedade dava‑me um nó na língua e eu deixava de conseguir responder. Escondia-me nas pernas da minha mãe e esperava que passasse.

Sempre tive, e tenho, seletividade alimentar. Determinadas texturas de alimentos deixam-me enjoada. Apesar de, na escola, acharem que era mimada por causa disso, fez com que sempre que eu pudesse, almoçasse apenas um croissant, porque era demasiado assustador para mim ir à cantina. Seja por textura, cor, mistura de alimentos, sabor ou cheiro, a dificuldade com a comida pode causar uma ansiedade severa cada vez que temos que comer.

A forma diferente de ver e sentir o mundo leva a que muita gente tenha dificuldade de compreender que os nossos interesses, formas de brincar, formas de interagir, não são erradas. São a nossa forma. Vamos precisar de apoio, mas esse apoio tem sempre que ser no sentido de sermos o mais independentes e felizes possível, e não os mais “típicos”.

A verdadeira inclusão não será ensinar-nos, a mim, ao Lucas, e a muitos outros autistas, como interagirmos da forma que todas as outras pessoas o fazem, mas aceitar que todos temos formas diferentes de ser, e há algo de extremamente bonito e confortante nisso.

A inclusão na escola tem que passar pela compreensão que todas as crianças vão ter diferentes necessidades e formas de aprendizagem. A inclusão permite também ensinar a todas as crianças sobre as diferenças que temos, a diversidade no ser humano, e criar adultos empáticos.

A neurodiversidade faz-nos ver e sentir o mundo de outra forma. Um mundo que tanto pode ser repleto de amabilidade e amor, como sobrecarregar-nos rapidamente, por não estar desenhado para nós. Temos que ensinar as crianças autistas que num mundo onde podemos decidir quem mostramos ser, é revolucionário escolhermos mostrar quem realmente somos.

Sara Rocha
Presidente da Associação Portuguesa Voz do Autista