Cartilha Maternal
Descrição:
A Cartilha Maternal – cujo subtítulo é: ou Arte de Leitura – é uma obra de natureza pedagógica, escrita pelo poeta e pedagogo João de Deus, publicada em 1876 (no âmbito de campanhas de alfabetização), que se destinou a servir de base a um novo método de ensino da leitura às crianças.
A Cartilha, num processo muito semelhante aos esforços que 25 anos antes António Feliciano de Castilho empreendera com o seu Método, incorpora, para além daquela experiência, os trabalhos de Johann Pestalozzi e Friedrich Fröbel, dando-lhe um carácter menos infantilizante.
Quando João de Deus apresentou a sua Cartilha Maternal, a intelectualidade e o professorado já estavam preparados para aceitar a alteração metodológica. A partir de 1877, começa a difundir-se o chamado método João de Deus e em 1882, por decisão parlamentar, é decretado o uso generalizado da cartilha maternal nas escolas portuguesas. Esta obrigatoriedade seria mantida até 1903, quando o método se tornou facultativo.
A Cartilha Maternal é uma das obras mais vezes reimpressas em Portugal, tendo sido extensivamente usada nas escolas portuguesas por quase meio século, ainda mantendo alguns seguidores.
(Texto adaptado de Wikipedia)
Ficha técnica
ISBN: 978-989-54602-0-5
Autoria: João de Deus
Ilustração: - - -
Formato: 14 x 21 cm (capa mole)
Páginas: 72 págs. a p/b
Ano de edição: Original:1876. Esta edição: 2019