A integração sensorial
Descrição:
A integração sensorial é o processo neurológico que organiza as nossas sensações, é a base para todas as formas de aprendizagem para que possamos viver no mundo e este faça sentido.
É o alicerce para a aprendizagem académica, para as competências necessárias à realização das atividades da vida diária e sociais, e mesmo para a capacidade de ter empatia pelo outro. Aquilo que vemos, cheiramos, ouvimos, saboreamos ou tocamos é decifrado a cada momento na nossa experiência de viver, juntamente com os nossos «sentidos secretos»: vestibular e propriocetivo.
Quando a criança tem problemas no processamento das sensações (disfunção de integração sensorial) tem dificuldade em usar a informação recebida pelos sentidos para conseguir funcionar eficientemente nas atividades quotidianas – podem surgir problemas de coordenação motora, dificuldades na regulação do sono, na alimentação, na atenção, no desempenho das atividades de autocuidado, na aprendizagem, no brincar e no desenvolvimento emocional e social.
Neste livro é analisado o impacto que os diversos sistemas sensoriais têm no desenvolvimento da criança, nas várias faixas etárias.
Foca-se também na disfunção de integração s
ensorial e na sua relação com as dificuldades no desenvolvimento e aprendizagem. São fornecidas listagens de sintomas de disfunção de integração sensorial por cada faixa etária, bem como os princípios gerais da intervenção da terapia de integração sensorial.
Ficha técnica
ISBN: 978-989-8214-52-2
Autoria: Paula Serrano
Ilustração: (fotografias)
Formato: 17 x 24 cm (capa mole)
Páginas: 168 págs. a p/b
Ano de edição: 1ª ed. - Fevereiro 2016 (Actualmente: 5ª ed.)